14.8.17

O que faz um social media?

#PraCegoVer Na imagem temos as mãos de uma mulher, segurando o celular. Na sua frente há um computador e um pendrive.

               Oi, destemidas! Titia Giovanna sempre sumindo, não é? Mas hoje aproveitei que já falaria sobre o motivo de estar sumida e trouxe um post super bacana sobre isso para vocês!
               Como algumas sabem, faço faculdade de Publicidade e Propaganda e sou apaixonada por marketing digital. Há 03 anos venho trabalhando como social media, redatora e também faço planejamentos estratégicos de marketing digital. Muitas de vocês tem dúvidas sobre como realmente trabalha um Social Media e hoje vim saná-las!

O que faz um social media?


               Basicamente cria conteúdo para todas as mídias sociais de uma pessoa/empresa, gerencia (responde/curte comentários, inbox, etc) e monitora. É necessário ter em mente que, para ser um bom social media, precisa ter domínio completo em escrita e noções básicas (no mínimo) de design (a menos que tenha alguém para fazer isso para você!).

O que é preciso saber para ser?


               É necessário formações voltadas para marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais, Inbound Marketing e Ads. Se vocês quiserem, mais pra frente posso falar mais sobre Inbound e dar dicas de cursos, artigos, etc. que foram úteis para mim!
               Uma vez que você tem facilidade em mexer com mídias sociais em geral, sabe montar uma postagem atrativa, como monitorar seus resultados e entende sobre campanhas pagas, está a um passo de ser um excelente Social Media.

Sobre o mercado de trabalho


               É bastante amplo e aberto à novos profissionais. Não acho que esteja saturado, como alguns dizem, você só precisa saber por onde começar.
       Grande parte das agências de publicidade e empresas de comunicação que contratam profissionais para gerenciar as mídias, o faz como estagiário para a pessoa "evoluir" para redator. Na minha opinião, é um dos grandes erros do mercado, pois como entregar nas mãos de um estagiário (que supostamente é alguém "leigo" no assunto) a cara da sua empresa? Apesar disso, é uma ótima forma de se aprender todo o necessário para então partir para os "freelas".
               O "freelancer" é a melhor maneira de se ganhar dinheiro sendo um Social Media. O ideal é que você já tenha experiência no assunto quando se disponibilizar a fazer esse tipo de trabalho, para não sujar o nome da empresa/pessoa que você irá agenciar (e nem o seu!).


Por onde começar?


            Minhas duas dicas principais são: procure cursos (há vários gratuitos!) sobre marketing digital para fazer, e comece sendo estagiário em alguma empresa. Assim, você adquire conhecimento e prática. Muita coisa que fazemos no dia-a-dia não é falado nesses cursos!
               Para começar a atender "por fora", é primordial que você saiba ao menos o básico de Illustrator e Photoshop, pois criará não só o texto/legenda/descrição, mas também as imagens. Quando souber isso, estará pronta para pegar o seu primeiro "freela"!

Quanto ganha?


               Vou ser sincera: varia MUITO! Já vi estagiários ganhando de R$500 à R$1000 reais em agências e empresas de comunicação. Assim como os "freelas" também dependem muito (quantidade de posts por semana, demanda de fotos, se precisa de algum aplicativo pago para executar... Tudo deve ser levado em consideração!).
               Se interessarem, posso fazer um guia de como atender empresas/pessoas e cobrar um preço justo! 😊

O que acha sobre a profissão? Tem mais alguma dúvida? Em breve terão mais artigos sobre marketing digital aqui no blog, então não se esqueça de seguir nossas redes sociais e o blog 💓


Receber o feedback de vocês é de extrema importância para mim e para o blog, então não deixe de comentar sua opinião e sugestões!
Siga também: FACEBOOK 🔼 INSTAGRAM 🔽 YOUTUBE 🔼 PINTEREST.

3 comentários:

  1. Muito legal esse post. Achei bem interessante e gostaria de ver uns posts com os links dos cursos que conhece, os artigos, tudo que puder passar sobre. Quero mais sobre isso rsrs. Amei muito mesmo, e quero aprender para usar "comigo" rsrs.

    Beijos linda
    (www.daniguedes.com)

    ResponderExcluir
  2. que legal, no caso, só quem faz PP pode seguir esta profissao? Uma pessoa formada em bacharel em Desing (nao to falando de Desing grafico, web desing, desing de embalagens, interiores , midia afins e sim o proprio bacharel) poderia tambem ir nesse ramo ou seria mais exclusivamente para formados em PP?

    ResponderExcluir
  3. esqueci do link kkk


    www.jazzarrais.com

    ResponderExcluir

Oiê! Tudo bem?!

Me conta aí o que achou do que acabou de ler ❤️ Em breve te respondo e retribuo seu comentário, viu?!

Ah, se quiser deixar tudo mais fofo, aqui estão alguns emoticons:

❤️ 💘 💔 ✿ 🌷 🐬 👏 ✌ ✨ 🌙 😏 😚

Destemida Garota - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design