25.7.11

Auto-mutilação: Um grito de socorro.



Hoje eu vim trazer para vocês um assunto que infelizmente eu estou familiarizada, a auto-mutilação. Muitas pessoas ainda têm a ideia errada sobre isso, dizem que quem se mutila o faz apenas para ganhar atenção. Isso é completamente errado. A auto-mutilação é como um grito de socorro e as pessoas que o praticam tentam, na maioria das vezes, esconder ao máximo as marcas e quando são vistas por alguém, dão uma desculpa como "foi o meu gato quem me arranhou".
Bem, vamos primeiro ver uma descrição do que é a auto-mutilação.

A automutilação é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. As formas mais frequentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo equeimar-se. (ID Med)




 Por que para alguns sentir dor é bom?

A pessoa pensa que pode transformar uma dor mental em uma dor física (baseado em que se você estiver com um dedo machucado, logo você esqueceria a dor do dedo se estivesse com uma perna machucada), aliviando assim a primeira. Ou ainda pode ser um meio de se auto punir. Posso afirmar que me sentia aliviada quando me cortava, mas não passava de um alívio momentâneo, e isso ocorre porque quando você está se cortando, por exemplo, o cérebro bloqueia qualquer outro tipo de dor.


Problemas psicológicos ajudam?


E como! Normalmente esse ato está ligado a depressão ou ao transtorno de personalidade borderline. A pessoa que se machuca pode ter sofrido com algo na infância que a marcou ou pode estar passando por uma fase difícil.


Como parar?




O primeiro passo é admitir para sí mesmo que aquilo está te fazendo mal. Depois comunicar ao seus responsáveis ou à alguma amiga de confiança sobre o problema, dizer tudo o que está sentindo e falar que precisa de ajuda. Quando você fizer isso, tudo fica mais fácil! A ajuda de um bom psicólogo é sempre bem vinda nessas horas pois ele vai fazer você ver a vida com outros olhos. O psicólogo é como um melhor amigo, alguém com quem você pode conversar sempre, tanto nas horas boas quanto nas ruins. Muitos deles tais como a minha deixam o número do celular com você a disposição para qualquer eventual problema.
Tente gastar energia com outras coisas físicas, como um esporte. Caso você estiver sozinha no quarto, sem nada para fazer e aquela vontade vier, vá ouvir música, dance, se distraia. Se continuar, desconte na parede, nos livros, cadernos ou até mesmo em um travesseiro, mas nunca em você.
"A dor passa, mas as marcas são pra sempre"

Minha amiga se corta, o que eu faço?


Converse com ela. Mostre que esse é o caminho errado, que não é só ela que tem problemas. Fique a disposição dela, faça com que ela confie em você e se sinta segura. Mas NUNCA, JAMAIS diga coisas como "você vai parar com isso hoje!", ou "isso é idiotice!". Isso vai fazer com que ela se sinta rejeitada e com certeza vai piorar as coisas.


Quais são as práticas?

  • Esmurrar-se, chicotear-se;
  • Enforcar-se por alguns instantes;
  • Morder as próprias mãos, lábios, língua, ou braços;
  • Apertar ou reabrir feridas (Dermatotilexomania);
  • Arrancar os cabelos (Tricotilomania);
  • Queimar-se, incluindo com cigarro, produtos químicos (por exemplo, sal e gelo);
  • Furar-se com agulhas, arames, pregos, canetas;
  • Beliscar-se, incluindo com roupas e clips para papel;
  • Ingerir agentes corrosivos, alfinetes;
  • Envenenar-se, medicar-se (por exemplo, exagerar na dose de remédios e/ou álcool), sem intenção de suicídio.
  • E o principal e mais conhecido: cutting. Ato de cortar a si mesmo.
Para saber mais:

 Textos sobre masoquismo | auto mutilação


Deixo vocês aqui com o selinho da campanha, que você pode colocar no seu blog :D




44 comentários:

  1. Agradeço pela visita e pela sugestão, espero contar semrpe com sua visita!

    #seguindo#

    GRATO

    Ecleticu's

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/7/11

    Eu não pude deixar de notar o seu comentário na minha coluna de reflexões no blog ecleticu's e posso lhe dizer que eu sei bem o que é passar por esses problemas, pois certas cicatrizes parecem que não fecham nunca não é?

    E admiro muito a sua coragem e assumir isso, pois o primeiro passo é assumir para si mesmo que temos um problema, só não deixe que as pessoas fiquem te julgando e te menosprezando por isso, pois quando os meus problemas vieram a tona a minha vida acabou e hoje eu estou recomeçando.

    As fofocas sempre irão existir portanto não se preocupe com isso, deixem que digam e falem o que quiserem.

    Ande sempre com fé e vá em frente e mostre o que você vale.

    Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.
    Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.
    Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.

    www.theatrevidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lindo o vídeo e muito importante essa campanha!
    Parabéns pela iniciativa....

    Bjs

    Lilith

    www.diquinhasdalilith.blogspot.com
    @diquinhaslilith

    ResponderExcluir
  4. Aderi a sua campanha, dá uma passadinha lá no meu blog ;)
    Força guria!

    Bjs

    Lilith

    www.diquinhasdalilith.blogspot.com
    @diquinhaslilith

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto é muito sério, muito legal vc falar sobre isso. Adorei o video. Kissus
    cherry-liah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo26/7/11

    Esse assunto é mt importante foi bom vc ter falado,adorei o video e a campanha pois isso não é brincadeira.
    Beijos!

    http://totallycrazyworldofteenagers.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. olha sem palavras adorei seu blog e ja estou seguindo e divulgando o meu eh:http://heygirlcah.blogspot.com/ se puder dar umas dicas bjs

    ResponderExcluir
  8. queria saber se posso divulgar essa campanha em meu blog?! espero uma resposta bjs

    ResponderExcluir
  9. Mudei o link e o designer do meu blog
    confere lá, beijos.. muito lindo aqui *--*
    http://doentedeamor1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Anônimo28/7/11

    Nossa, adorei o vídeo! Realmente, é muito importante esse assunto...

    Já sou uma seguidora :D

    Beijinhos

    sonhardemenina.blogspot.com
    blogsonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Isso é uma coisa muito séria. Eu adorei sua iniciativa de falar sobre esse tema, muita gente tenta fujir desse tipo de assunto. Adorei o blog ;D

    http://apenasrhaysnake.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11/8/11

    muito bom tratar desse assunto pois infelizmente é verdade

    www.coisascoisinhasminha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu me corto há um bom tempo, e amei seu texto sobre automutilaçao...é muito bom tocar nesse assunto, porque hoje em dia, muitas pessoas passam por isso. Algumas pessoas fazem só para tirar fotos e postar nas redes sociais, outras realmente passam por problemas psicologicos...
    Espero que essas pessoas superem isso, como eu estou tentando superar. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11/9/16

      Pois é não é facil mais confia em Deus que sua vitoria chegará ��

      Excluir
  14. Anônimo28/11/12

    valeu isto vai me ajudar bastante eu espero,começei a cortar meu pulso realmente ontem e estou desesperada com medo de me matar,ir longe demais e etc. vou ver se da certo seu conselho nem a minha mae sabe com o que me corto normalmente com a faca e principalmente com a lamina do apontador minha mae sabe disto mas so que nao tenho coragem de falr com o que me corto é bem dificil e a dor é suportavem e como estou so expresando a raiva que tenho dos meus apelidos,dos meus amigos e do meu corpo começei sempre tive vontade mas a ponte de fazer realmente foi ontem ontem foi o dia que me corteu realmente minha mae vai ver um medico paraver o q paso mas se ter que ter ajuda de um pscologo ele vai encaminhar e eu vou ser em caminhada pelo jeito mas estou torçendo para que nao seja como o caso da demi lovato como ser internada por exemplo.
    mas valeu de novo por me informar sobre isto tipo como parar de se cortar! MUINTO OBRIGADA MESMO...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo20/2/13

    Eu já disse a meus pais que precisava de ajudada e tbm aos meus amigos mais ninguém quer me ajudar...O que eu faço?

    ResponderExcluir
  16. @Anônimo Oi flor, pode me mandar um e-mail ou me adicionar no msn/skype? A gente conversa melhor por lá <3 giovannadieguez@hotmail.com. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. eu já passei por isso, e graças a esse período descobri algo maior que poderia me causar coisas piores a Bipolaridade fui diagnosticada com 85% de 100% e bom foi meio complicado mais tomei coragem foi a grande prova da minha vida e agradeço por ter passado

    ResponderExcluir
  18. Anônimo10/3/13

    Fico muit o feliz quando vejo q alguem realmente importe com esse assunto. Pq algumas amigas dizem a msm coisa q vc citou. q é idiotisse, q quem faz isso é louco. Fiquei sem saber a quem pedir ajuda. Mais Graças a Deus eu consegui.

    ResponderExcluir
  19. Bom,Eu me corto á um tempo tem uns 9,10 mesess...Comecei a me cortar por que meus pais se separaram e minha mãe se afastou de mim como meu pai também ai eu achei um estilete e cortei meu pulso,mas não para me matar só para sentir que a dor do meu coração não iria voltar,esse foi o primeiro dia e duas semanas depois eu comecei a gostar de um menino da minha sala,ele era arrogante e ignorante,até que minha amiga conta para ele que eu amava ele...Ele ficou de cara mas nem ligou,então comecei a namorar um menino para ver se ele ficava com ciúmes ai ele falou
    -Cara que ridículo,tá pegando uma menina feia e gorda!
    Ele começou a rir e então este menino terminou comigo,mais uma cicatriz em meu pulso,minhas amigas sempre falam que estão com problemas como "Ah meus pais nao deixam isso"
    "nossa meu namorado é um chato"
    Mas como eu naõ consigo me abrir para ninguém eu só concordo e tento ajuda com o problema delas...um dia postei frases e imagens sobre automutilação no face e algumas amigas minhas comentaram"Acho idiota essa coisa de se cortar,esse povo quer aparecer!"
    E esse tempo todo tive problemas amorosos e na família e a umas três semanas atrás fiquei sabendo que meu avô estava internado,em caso grave de depressão e agora ele está em coma parece que ele está voltando aos poucos mas me cortei novamente...Uma vez cortei uma letra em minha perna e vi que na perna não dói tanto quanto no braço e o alívio é o mesmo!E quero mesmo parar de me cortar...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo20/9/13

    Amei o blog , me corto frequentemente , e nunca vi um blog q retratasse tão bem os sentimentos de uma pessoa que se multila ! Dessa forma mts pessoas q se cortam , podem ter forças pra superar essa situação , pqe hj em dia as pessoas fogem um pouco desse assunto !
    Amei ...

    ResponderExcluir
  21. Anônimo15/10/14

    Eu mi corto bastante a algum tempo,mais piorei depois que meu pai faleceu i meu ato de mi cortar esta cada vez pior quanto mais corto mais quero mi cortar meu braço ja esta todo cortado e então pasei pras pernas...mi sinto sozinha por não ter com quem conversar todos falam que sou louca mi julgam a beça ...meu nome e Gabriella Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Não é fácil essa situação, né? Já tentou procurar ajuda profissional? Beijos!

      Excluir
  22. Anônimo29/10/14

    comecei a ,e cortar agora...mas ja virou um vicio...quando sofro..la esta eu me cortando e tal, ninguém da minha familia sabe disso..tento esconder, as vezes digo mesmo que foi meu gato e tal..mas minha mae meio que desconfia, pois ficam cada dia mais viziveis... tento parar...mas hoje mesmo ja me cortei.... entendo... passo por isso... infelizmente....

    Apenas uma suicida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força! Você não é suicida, você precisa procurar ajuda! És melhor do que pensas :) Beijos!

      Excluir
  23. Anônimo5/11/14

    Eu preciso de ajuda, socorro !

    ResponderExcluir
  24. Anônimo12/12/14

    eu estou um pouco com medo, hoje fiz finos cortes em minhas pernas, é a primeira vez que tenho coragem o suficiente para me cortar... A sensaçao foi estranha no começo ardeu um pouco mas agora nao sinto mais. Vim pesquisar um ppuco sobre isso e descobri que realmente é um vicio pois ja sinto vontade de me levantar e me cortar novamente, mesmo sabendo que é errado, nao vou mais fazer isso vou simplesmente tentar esquecer... me sinto idiota por ter me cortado mesmo sabendo suas consequencias, se ja me setia ruim antes agora estou pior porque fui fraca.
    Nao julgo ninguem que se corta , realmente entendo seus motivos mas meus motivos foram tao amenos... tao pequenos, que agora estou realmente me odiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se odeie. Só tente não fazer mais, pois não resolve nada, só piora! :)

      Excluir
  25. Anônimo20/4/15

    tipo eu mim corto a mais ou menos 3 meses e mim sinto meio de pre mais eu so o tipo de cara que gosto de e au Cemitérios a noite com os amigo ja pensei muito em suicidio mais eu um vontade passageira logo eu fico de boa ouvindo musica tipo a musica mim ajuda muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a música te ajuda.. Ouça mais, sempre que se sentir ruim :)

      Excluir
  26. Anônimo23/5/15

    Eu me corto a bastante tempo, por causa dos meus pais, eles me chingam e não tão nem aí pra mim, já falaram que nasci so pra dar prejuizo e que sou filha deles... Isso faz mal, não doí neles doí em mim

    ResponderExcluir
  27. Alguém aqui para falar? N consigo parar só consegui ficar 2 meses sem fazer nd mas voltei aos meus hábitos antigos . Comecei apenas com cortes pouco fundos só numa parte do braço mas quando me dei conta já o fazia em todo o braço, pulso, pernas , não sei onde vou parar se continuar.
    Meus pais sabem disso devido aos rumores da escola mas continuaram e ignoraram como se fosse uma fase estúpida minha e esperavam k a outra" eu" a perfeita aluna e sorridente e simpática voltasse mas o problema e que a segunda metade esta a apoderar-se , uma metade depressiva triste , que se corta. Preciso de alguém para falar n quero ser a pessoa que sou :/

    ResponderExcluir
  28. Anônimo2/9/15

    Muito Boom Msm , As Vezes Com Um Simples Texto Fazem Muitas Pessoas Acreditarem Que Podem Vencer Isso , Mais Na Vdd Elas Podem Siim...Pessoas Que Se Automutilam Sao Capazes De Fazer Coisas Piores....Nunca A Julguem Pffv

    ResponderExcluir
  29. Anônimo18/9/15

    Eu me corto a 2 meses e não consigo mais parar...é um ato que vicia e alivia a dor. Eu sei que estou morrendo aos poucos...mas eu não consigo, meus amigos tentam me ajudar, mas sempre faço tudo de novo, e o que doi mais é perceber que isso doi muito neles também.
    Já não sei que fazer...tenho medo de contar aos meus pais pois sinto que eles não iam me entender, e ja vou a uma psicologa, mas não conto essas coisas pra ela, não consigo falar...

    ResponderExcluir
  30. Anônimo24/9/15

    Gente eu me corto a um tempo ja tentei me matar tres vezes eu não consigo mais parar muita gente me julga eu não tenho pais help-me me ajudem gente eu to sem whats mais liga pra mim eu preciso muito de ajuda as pessoas que disseram ficar comigo sumiram meu numero é 83143510

    ResponderExcluir
  31. Anônimo27/9/15

    Descobri sem querer que uma pessoa muito próxima que amo de corta... Ela não quis se abrir, ficou retraída, e não quis falar do assunto. Estou assustada pois não imaginava que ela estivesse tão infeliz e queria muito ajuda-la... Como posso fazer? O que faço para me aproximar? Como ajudar?

    ResponderExcluir
  32. Anônimo21/10/15

    Oiieh tenho 16 anos de idade e miim corto des dos 11 queriia muiito parar maiis fui tentar miim abrir com amigos tempos atras mais todos miim julgaro dizendo que era indiotice, burrice que eu estava loca que eu estava fazendo isso por modinha maiis nenhuma viio o lado certo do problema e a cada dia que eu tentava miim abrir com elas elas falava o msm e os cortes foi ficando mais fundo eu sempre mim cortava nas pernas, barriga ate nos seiios pois tinha meddo de corta meu purso daii um dia tentei falar com meu primo mais ele mim julgou tambem daii resolvir corta os braço foii ondde quase miim leva a morte fiiquei com muito medo poiis passeii quase um mes no hospital maiis ainda não conseguir parar de miim corta pello amor de DEUS preciiso de ajudas 😭😭😭💔

    ResponderExcluir
  33. Anônimo3/12/15

    Eu me corto apenas 1 mes muitas pessoas ja descobriram me corto por pensa que minha mãe não queria que eu estivesse nascido por a forma que ela me trata meu nome e Caroline isso pra mim já virou vicio

    ResponderExcluir
  34. Anônimo19/3/16

    Eu sempre digo que não vou me cortar, mas sempre acabo me cortando.
    Eu quero ser magra. Quero ser bonita. Quero ser aceita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/7/17

      Vc é linda,msm não te vendo sei q é, todos tem sua beleza própria,todos tem seu brilho, todos tem seu jeito, somos todos diferentes uns dos outros e isso faz q o mundo seja melhor,jamais abaixe sua auto-estima faça algo deferente,como se olhar no espelho e dizer q és linda, sorria para si,mas jamais deixe de ser quem vc é por alguém, Deus te ama assim do jeito q vc é as pessoas também te amam,tenho certeza! Vc não só é linda por fora,como é por dentro.
      Todos te amam vc é linda e seu corpo é perfeito do jeito q é!

      Excluir
    2. Anônimo3/7/17

      Aaa n sei se meu comentário foi esqueci de falar me chamo Esther

      Excluir
  35. Anônimo23/8/16

    Eu corto-me á 1 ano e 7 meses e não consigo parar.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo23/8/16

    Tudo bem. Gostei do que li .

    ResponderExcluir
  37. Anônimo10/9/16

    Oieh
    Meu Nome è Aline eu tenho 13 anos e me corto desde junho, por falta de atençao mais as pessoas nao intende so julga e elas me chamam de louca fala que eu fico fazendo drama e elas nao sabem o quanto isso machuca..
    eu queria pode parar mais nao consigo ja se tornou um vicio , eu me sinto aliviada com me corto mais depois me sinto uma inutil um lixo e me sinto muito culpada por nao aguenta tudo isso ....
    As vezes eu só precisava ouvir um "EU TE AMO E ME IMPORTO COM VOCÊ"
    ISSO MUDARIA MUITA COISA
    Meus pensamentos ja nao sao os mesmos eu ja me tornei uma SUICIDA
    Gostei muito do que vc publicou , continue assim vc pode ajudar muita gente..

    ResponderExcluir

Oiê! Tudo bem?!

Me conta aí o que achou do que acabou de ler ❤️ Em breve te respondo e retribuo seu comentário, viu?!

Ah, se quiser deixar tudo mais fofo, aqui estão alguns emoticons:

❤️ 💘 💔 ✿ 🌷 🐬 👏 ✌ ✨ 🌙 😏 😚

Destemida Garota - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design